quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O excêntrico mundo de John K

De sobrenome mais estranho que suas criações, John Kricfalusi, a.k.a John K, é um animador canadense pai da dupla Ren & Stimpy, animação famosa pelo seu humor subversivo, nonsense e violento. Motivos esses que resultaram na demissão de John K da Nickelodeon no começo dos anos 90.
A influência de John K ainda perdura. Até Bob Esponja bebe um pouco dessa fonte. Mas seus trabalhos posteriores estão longe do mainstream.
Dos que eu destaco são "The George Liquor Program" (1997), a primeira série de animação produzida em flash para a internet e "The Ripping Friends" (2001), produzida originalmente para a FOX, mas que também teve sua única série na programação do Adult Swim, do Cartoon Network.
O desenho abaixo eu fiz como uma espécie de tributo pessoal e para treino de um estilo que eu pretendo lentamente migrar e criar algumas coisas sob influência visual.

John K tribute

A ilustração não tem muita pretensão. O lápis é de John K de uma cena do episódio "Cans Without Label" do George Liquor. O personagem em questão é Earnie. A arte final eu fiz no Adobe Illustrator, usando tablet e mouse e seguindo meu estilo. As cores não são as oficiais do Earnie. Foram sugeridas e coloridas por mim também no Adobe Illustrator e o fundo foi de criação minha, inspirado nos desenhos animados que assistia (referência de cabeça mesmo... rs).

Como sugestão por tabela, sugiro que dêem uma olhada no emprego das cores e estilo retrô de Shane Glines (responsável por muitas artes finais de John K).

Como palhinha, separo um episódio (em inglês) de "The Ripping Friends". Observe o detalhe da arte, do movimento e expressão dos personagens. John K dá uma bela de uma aula de animação de impecável qualidade em poucos minutos.

Nenhum comentário: