quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Teste de Layout - Briefing: Praia

Esse post é sobre o último layout que eu produzi, mas o primeiro com o objetivo de treinar estilos e cores.
Uma das coisas essenciais de um lay-out é você poder resolver o briefing em poucas horas. Por esse motivo, é extremamente importante que você esteja familiarizado com as ferramentas do computador que irá utilizar, com o estilo de traço que irá seguir e principalmente com a composição.
Andrew Loomis em seu livro "Creative Illustration" apresenta várias formas de composição: baseada em linhas, letras e símbolos, formas geométricas além de outros princípios. O "esqueleto" primário desta composição deveria ser um "A" de ponta cabeça, onde o corte seria a linha do horizonte.
Para essa ilustração, Flávio Mota - outro ilustrador do Estúdio Tris - me ajudou com alguns toques. A maior dificuldade foi achar alguma lógica em todos os elementos dos personagens. Eles estão na praia, mas não necessariamente "estão" na praia, se é que me entendem.
Anteriormente eu dei uma palhinha da arte no estágio final, onde as pessoas já estariam prontas restando apenas o cenário de fundo. A arte abaixo é de como ficou o layout finalizado:

Teste de Layout - Briefing praia

O cenário como foto-montagem serviu apenas de referência para a composição. Como o desenho dele ia ser feito a parte (assim como todos os outros elementos), preferi cuidar pelo menos da perspectiva e deixar os elementos complementares (montanha, coqueiros) para resolver no "olhômetro".
De embalo, tentei também resolver os tons e cores do fundo, mexendo no Photoshop mesmo. E se você comparar com o primeiro post, as cores dos rapazes da esquerda tiveram que ser refeitas, também para se adequar melhor ao fundo.
A ilustração foi feita a lápis, digitalizada, e colorida no PS CS3. Separei um detalhe abaixo para ter uma melhor visão dos traços e do estilo de pintura. Vale reforçar que a cor do casal e da moto foi feita no mouse e a do fundo na minha nova tablet.

Detalhe de Layout

Como "treino" foi considerável. Infelizmente o resultado não saiu exatamente como desejei. não cheguei no estilo que estava afim de obter e ainda preciso achar um acabamento um pouco melhor para esse "rough". Mas eu fiz em partes, de pouco em pouco, durante praticamente um mês. Acho que se fosse fazer direto, demoraria uns 2 dias, o que é inaceitável para um layout. Mas como prática... sim, é válido, já que nesse tempo todo eu tive que fazer uma bela busca de referência, fui fazendo testes e experimentando estilos e técnicas.
Se eu fosse repetir essa arte igualzinha agora, acho que em uma tarde ficaria pronto.

Próxima atualização deste blog: "Big & Bill" e um básico passo-a-passo. Até lá.

Nenhum comentário: