quinta-feira, 19 de março de 2009

The Comic Sketch Book

Um dos primeiros sketch books que eu fiz, no sentido de pegar umas folhas e só usar para fazer roughs e layouts, foi há pouco mais de 10 anos atrás. Como qualquer garoto que adora desenhar, eu sempre fui muito fã de quadrinhos. No meu caso, me interessava mais pelos quadrinhos de super-heróis. Já colecionei Capitão América, Hulk, Vingadores, Homem-Aranha e - minha maior coleção - The Savage Dragon.
Eu me identifiquei muito com o traço de Erik Larsen, por ele ter essa técnica mais rápida, fazer ótimas composições e movimentos, além de ter uma ótima noção de expressão, o que eu adoro.

Sketch Book Quadrinhos 01

O que está separado aqui são alguns esboços e estudos que fiz quando jovem. Especificamente esses são de um universo de personagens que eu criei. Todos com nomes, origens, personalidade e tudo mais. Eu achava interessante essa idéia de criar problemas pessoais nos personagens, tramas e algumas fragilidades, muito mais por ter lido Homem-Aranha do que Watchmen (que na verdade, nunca li inteiro).

Sketch Book Quadrinhos 02

Algumas dessas artes eu resolvi - ainda na época - dar uma "finalizada", com material próprio de sketch book mesmo, como caneta futura, ultra-fine, pilot, etc. Mas ainda assim não perdeu a cara de "caderno de esboços".

Sketch book Quadrinhos 03

Esse estilo de desenho sempre me agradou. Hoje eu o evoluí. Dessa época o que eu tiro de positivo é a agilidade que eu ganhei ao fazer uma ilustração, que levando-se em conta a produção de layouts paar agências é bem válido. Mas eu não tenho mais alguma pretensão em trabalhar com quadrinhos ou algo parecido. Não que eu tenha jogado meu tempo fora, muito pelo contrário. Essa época foi deliciosa. Eu desenhava o tempo todo e de forma apaixonante. Uma pena que algumas pedras no caminho me fizeram tropeçar e atrasaram minha carreira (é o que se ganha morando em uma cidade atrasada), mas o grande lance é você viver o presente, deixando o passado apenas como lembrança ou experiência.

E simbora que o mundo tá girando! Logo eu publico um esboço feito em 1998 que eu resolvi finalizar esse ano.
Antes tarde do que nunca...

Nenhum comentário: