segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Retrato - Ilustração Vetorial + Referências Clássicas

Há algumas semanas atrás eu fiz o retrato de um casal que ia comemorar sua Bodas de Prata. Eles gostaram da versão digital que eu fiz de um casal e queriam uma semelhante, mas colorida.

Há tempos venho querendo desenvolver uma "evolução" para esse tipo de traço e achei que essa seria uma ótima oportunidade de fazê-lo. Minha base de referência para a produção foram os "panneaux décoratifs" do Alfons Mucha (1860-1939). Nessa oportunidade, como não poderia fugir do que me foi pedido, resolvi então não "viajar" muito pra não perder a proposta de estilo da arte que foi escolhida para ser a verdadeira referência.

O resultado pretendido foi na verdade uma "mescla" saudável do estilo original com as tendências de traços mais caligráficos. Eu só não sabia que isso seria complicado. :)

Abaixo dá para conferir como foi mais ou menos o passo-a-passo de todo o processo. O tamanho do arquivo talvez não permita ver com clareza, mas houveram algumas alterações, principalmente no rosto da esposa, ao longo da produção da ilustração.

Retrato Casal - Passos e Processo



O casal me passou várias fotos para referência, que foram tiradas a longo desses 25 anos juntos. E como a fisionomia muda com o tempo, quis fazer um apanhado de todas elas e mesclar essas fisionomias em uma só. A verdade é que por se tratar de uma ilustração eu tinha o direito de explorar o que uma foto não poderia. Não sei se vou conseguir explicar o "insight" que tive, mas eu queria manter os traços de personalidade deles de uma foto usando os de expressão que apenas fossem necessários para manter a semelhança dos rostos. Como complemento da base de "Mucha", fiz alguns arranjos florais ao redor dos rostos. Mas nada muito excessivo ou pesado.

Retrato Casal - Ilustração completa



Eu tentei ser bem detalhista em alguns momentos para justamente seguir as referências de Mucha, mas eu não ia poder me perder muito nisso, até mesmo porque a impressão da ilustração não passaria de um A4. Pintei no Photoshop e usei cores suaves e um pouco dessaturadas para valorizar o traço.

Retrato Casal - Detalhes



Só queria ter tido um pouco mais de tempo e até liberdade para explorar esse estilo, mas a verdade é que duvido muito que conseguiria ter agilizado isso mais se eu não tivesse uma tablet. 85% desse desenho foi usando as ferramentas "pincel" e "lápis". E usá-las só no mouse tava me dando uma bela dor no punho...

Um comentário:

Jonas Santos disse...

Felipe, conheci o site do Estudio Tris através da catho e consequentimente o seu blog, achei muito interessante tanto as ilustras quanto seu processo de criação, são poucos blogs que detalham esse processo de um modo tão claro e objetico como o seu, inclusive ja mandei um curricullo pro estúdio, hehe, sou novo e tenho muito a aprender, quem sabe né? abçs